turiferário - Definition. Was ist turiferário
Diclib.com
Wörterbuch ChatGPT
Geben Sie ein Wort oder eine Phrase in einer beliebigen Sprache ein 👆
Sprache:

Übersetzung und Analyse von Wörtern durch künstliche Intelligenz ChatGPT

Auf dieser Seite erhalten Sie eine detaillierte Analyse eines Wortes oder einer Phrase mithilfe der besten heute verfügbaren Technologie der künstlichen Intelligenz:

  • wie das Wort verwendet wird
  • Häufigkeit der Nutzung
  • es wird häufiger in mündlicher oder schriftlicher Rede verwendet
  • Wortübersetzungsoptionen
  • Anwendungsbeispiele (mehrere Phrasen mit Übersetzung)
  • Etymologie

Was (wer) ist turiferário - definition

Coroinha; Coroinha (auxiliar de altar); Coroínha; Cerimoniário; Menino do coro; Turiferário; Naveteiro; Ceroferários; Coroinhas; Acólitos

Turiferário         
m. e adj.
O que leva o turíbulo.
(De "turífero")
turiferário         
adj (turífero+ário)
1 Que leva ou conduz o turíbulo.
2 Diz-se do que vive incensando ou gabando alguém
sm
1 O que leva ou conduz o turíbulo.
2 O que vive incensando ou gabando alguém.
coroinha         
sf (dim de coroa) Diminutivo de coroa. sm Menino que acompanha e ajuda o sacerdote na celebração da missa e nos misteres do altar.

Wikipedia

Acólito

Acólito (do grego antigo ἀκόλουϑος - akóloutos) é um assistente ou seguidor que ajuda o celebrante em um serviço religioso ou procissão. Em muitas denominações cristãs, eles auxiliam os ministros ordenados (Bispo, Padre ou Diácono) nas ações litúrgicas, sobretudo na celebração da Santa Missa.

Os Acólitos Instituídos, em circunstâncias específicas podem ser encarregados de expor e repor a Sagrada Eucaristia para a adoração pública dos fiéis, mas não dar a Bênção do Santíssimo.

O Cerimonial dos Bispos traz um rito próprio para a instituição deste ministério e ressalta que: "pode ser conferido a fiéis leigos, homens, não se considerando reservado unicamente aos candidatos ao sacramento da Ordem" (cf. Carta Apostólica Ministeria Quædam, de 15 de agosto de 1972, do Papa Paulo VI e Cærimoniarum Episcoporum - 1984 - Os Sacramentais: Parte VI, Cap. VI).

No Brasil, o Acólito não instituído, especialmente quando jovem, é chamado de coroinha. Contudo não existe em qualquer documento litúrgico a referência a coroinhas mas sim a distinção entre acólitos instituídos e não instituídos.

O Acólito tem sua origem litúrgica nas antigas Ordens Menores (Subdiácono, Ostiário, Leitor, Exorcista e Acólito). Com o Concílio Vaticano II essas ordens menores foram suprimidas, sendo que duas foram mantidas transformadas em ministérios instituídos, não ordenados: leitor e acólito.

O acólito cuida precisamente do missal e da procissão de entrada (cruz), assim, auxiliando o padre ou bispo.